quarta-feira, 7 de abril de 2010

Elogio da Loucura - Erasmo de Roterdã


Título: Elogio da Loucura (Morias Enkomion)
Autor: Erasmo de Roterdã
País: Holanda
Data de Publicação: 1509
Gênero: Ensaio
Nota: 09/10


É um livro bem curto, onde o autor fala como se fosse a própria Loucua falando. Ele foi dedidcado ao gade amigo do autor, o inglês Thomas Moore (autor de Utopia). Nele é mostrado como muitas vezes é melhor ser sábio que ser louco. Possui umas "sacadas bem legais, como dier que a pessoa fica louca quando velha como um modo de ser feliz apesar das limitações da idade.

Mostra bastante a hipocrisia de algumas pessoas, que querem se passar por sábias ou boas, mas que na verdade são obtusas. Também que alguém que vive na Loucura é muito feliz, enquanto o sábio muits vezes fica isolado em sua própria "sabedoria", se achando melhor que as outras pessoas.

Na metade, o livro toma um tom de crítica aberta à Igreja Católica. Bem, na época realmente era uma coisa bem surpreendente, mas hoje em dia, acho que é um assunto muito banalizado, então pode não ser mito interessante...

É uma leitura leve, que provoca até algumas risadas, além do autor demonstrar bastante conhecimento. Acho que quem ler vai se identificar com algum dos tipos de "sábio" ou "louco"descritos (ou mais de um!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário