sexta-feira, 9 de abril de 2010

Crime e Castigo - Dostoiévsk


Título: Crime e Castigo (Преступление и наказание)
Autor: Fyodor Dostoiévski
País: Rússia
Data de Publicação: 1866
Gênero: Suspense
Nota: 08/10













Antes do comentário sobre o livro, cabe um esclarecimento sobre o tempo que fiquei sem postar: não foi por falta de ler livros, e sim por preguiça de escrever. Então, irei falar sobre alguns hoje.

Crime e Castigo é o livro mais conhecido desse grande escritor russo, tido como um dos maiores psicólogos de todos os tempos. Realmente, é um livro que trata bastante do lado psicológico dos personagens, principalmente do principal, Raskolnikov. Mas longe de ser um personagem totalmente real, ele é um pouco de quase todas as pessoas. Acredito que a maioria irá se identificar com muitos atitudes desse personagem, embora as vees pareçam estúpidas.

Nele, o protagonista comete um homicídio que no final vê que foi totalmente sem motivo. Ele acaba se tornando obsessivo com o que aconteceu.

Mas longe de se concentrar apenas na história de um personagem, o livro apresenta vários núcleos, quase como uma novela da globo (embora na minha opinião bem melhor). Alguns dos outros personagens são bastante carismáticos, como o juiz de instrução, ou o "melhor" amigo de Raskolnikov, Razumikin e o homem que era apaixonado por sua irmã (desculpem, esqueci seu nome). Alguns diálogos são bastante profundas, e algumas cenas, bastante engraçadas até. Algumas partes nos deixam bem apreensivos, e tem algumas revelações interessantes. Enfim, é um bom livro, com uma mensagem bem legal.

ps: pra quem for ler, uma dica. Os russos gralmente tem 3 nomes. O nome, o patronímico e o sobrenome. O patronímico é o nome do pai + ich no final (ou ovna no caso de mulher) e o sobrenome em mulheres possui um A no final. Além do mais, existe o apelido que cada nome tem. É importante saber isso, pois o autor as vezes se refere ao personagem pelo apelido, as vezes pelo nome, pelo sobrenome, elo patronímico etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário