terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Processo - Franz Kafka







Título: O processo ( Der Prozess)
Autor: Franz Kafka
País: Áustria
Língua: Alemão
Data de Publicação:1925
Gênero: Romance filosófico, distopia.
Nota: 10/10














Bem, esse realmente é um livro muito famoso e, acredito eu, meio manjado. Mas infelizmente só fui lê-lo agora. É a terceira obra de Kafka que eu leio. Anteriormente li provavelmente a obra mais famosa dele, Metamorfose, e um pequeno conto que nesse momento não me recordo o nome. Neles pude ver um pouco da forma que Kafka escrevia, misturando fatos absurdos com descrições realistas, sempre focando muito o lado psicológico. Mas (opinião própria), das 3 obras, sem dúvida para mim essa é a mais genial.

Não quero muito falar do enredo para não produzir spoilers, mas basicamente o livro trata de Josef K, um bem-sucedido funcionário de banco que se vê envolvido num processo, porém não sabe o motivo. Explicação bem simplória, é verdade. Mas obviamente o livro é muito mais que isso. Bem, meu pai me disse uma vez que esse livro era bom, pois mostrava exatamente como era o sistema burocrático brasileiro. Acredito sim que o livro é uma crítica à burocracia, mas acho que vou além disso. Ele trata sobre a própria existência do homem, sendo o processo quase que uma alegoria... Contudo, acho que o que dá mais para aproeitar do livro é a viagem que ele nos fornece, não o destino. As descrições detalhadas, muitas vezes de coisas sem sentido, as situações muitas vezes absurdas, acho que aí reside a beleza do livro.

Espero não ser spoiler, mas embora não tenha exatamente um climax, o penúltimo capítulo sem dúvida é o mais emocionante, belo e signicativo da obra. Valeria apenas ler apenas por ele. Existe um filme de 1962 baseado nesse livro, dirigido por Orson Welles. Esperover em breve.

Acredito que inúmeros ensaios ja tenham sido escritos sobre esse livro. Por hora, evitarei lê-los. Prefiro ler esse livro de novo, para poder absorver mais dele. Sem dúvida, minha recomendação é que leiam.

FALTAM 99

Nenhum comentário:

Postar um comentário