quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

1984 - George Orwell


Título: 1984 (Nineteen Eighty-Four)
Autor: George Orwell
País: Reino Unido
Língua: Inglês
Data de Publicação: 1949
Gênero: Distopia, Ficção Científica
Nota: 10/10
















Mais uma obra muito conhecida. Esse livro foi escrito por um socailista que ficou decepcionado com os rumos que este estava tomando, sendo claramente uma crítica aos regimes totalitários de esquerda (embora contenha críticas a aspectos de qualquer tipo de totalitarismo).

Tive o prazer de lê-lo na línguagem original. Não sei como traduziram para o português, mas realmente um dos principais pontos do livro é o vocabulário do "Newspeak", que mostra como nossa maneira de pensar está intimamente ligado à línguagem que usamos e dominamos.

Embora tenha sido feito em época de Guerra Fria, podemos ver (até com certo medo) vários aspectos em comum com aitudes de governos atuais, mesmo os considerado democráticos. Como um partido se mantém no poder, cria um símbolo (Lula? rs), inventa inimigos para distrair o povo. No livro, o partido manipula o povo para ele pooder esquecer de coisas que ocorream há apenas um, dois anos. O impressionante é que isso não e apenas um exagero do livro, uma metáfora. Ocorre realmente que pouco tempo depois de um escândalo político, uma tragédia produzida por incmopetência do governo ou qualquer coisa do tipo é simplesmente esquecida.

O clima do livro é meio que sufocante. Você consegue sentir mesmo como Wnston Smith se sente no mundo distópico de 1984. O ponto alto do livro, para mim, é o diálogo perto do final, realmente muito profundo.

Vale sem dúvida a pena ler esse livro. Permance realmente muito atual. Há um filme, feito em 1984 (aloc), baseado no livro. Não gosto muito das pessoas que dizem "Ah, o livro é sempre melhor que o filme", mas de fato, o livro é bem mais profundo, porém após ler o livro vale a pena ver o filme, que tem uma fotografia espetacular e boas atuações, emboraalguém que não tenha lido antes pode deixar de entender algumas partes.

FALTAM 98

Nenhum comentário:

Postar um comentário